Atualizado em 9 de junho de 2018 às 11:49

Aplausos!

DANÇA BAGÉ, cambrés e arabesques no palco do ginásio Auxiliadora. Mas, esse espetáculo começou muito antes, pelo menos para a equipe da Secult, que trabalha há cinco meses na elaboração desse festival.

 

Secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, prefeito Divaldo Lara, Dança Bagé 2018

Secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, prefeito Divaldo Lara, Dança Bagé 2018

A 16ª edição do Dança Bagé emociona de forma diferente sua idealizadora, Ancarla Flores, que está secretária municipal de Cultura e continua diretora-geral do Festival. É interessante observá-la. Educada, não altera a voz com ninguém, não manda, pede favores. Ela é show!

 

André Machado, Fernando, Luíse, José, Luís Paulo e Luís Felipe Dalé

André Machado, Fernando, Luíse, José, Luís Paulo e Luís Felipe Dalé

ALIÁS, Anacarla atua em total sintonia com seus assessores diretos, isso é muito necessário para deixar o evento fluir naturalmente, sem atropelos. O chefe de gabinete, Fabiano Costa Pinheiro, Faustina Campos, Carlos Henrique Kurt, Carlos Nei Irizoguy, Sr. Eginio, o Joãozinho e as meninas do turismo também. Mas quem arrasou geral na montagem daquele cenário foi Jane Nunes Gonçalves. Como costuma-se dizer tem qualidade de decisão, tem “savoir-fair” nesta tradicional expressão francesa. Aplausos! 

 

Maria do Carmo e Manoel Machado

Maria do Carmo e Manoel Machado

NA TARDE gelada de quinta-feira, os grupos de bailarinos (as) começaram a chegar ao ginásio Auxiliadora. Eu estava lá e acompanhei tudo bem de pertinho. O reconhecimento do palco, o ensaio técnico. Todo grande evento começa meio confuso, aos poucos tudo entra nos eixos. Por força do hábito, presto muito atenção nos detalhes. Há bailarinos com técnica, mas não dançam quase nada, pois lhes falta o brilho no palco, meus queridos! Num grupo de dez, doze ou quinze, apenas três ou quatro são essencialmente musicais, embora todos tenham decorado, exaustivamente, as coreografias.

  

Ademir e Ana Lúcia Dalé de Souza

Ademir e Ana Lúcia Dalé de Souza

CHEIO de desafios é esse mundo da dança; superá-los para chegar “próximo” da perfeição é algo que só os muito bons conseguem. Por isso a importância de festivais como o Dança Bagé. Aos jurados cabe a difícil missão de pontuar quem dança para eles. Aplausos!

 

Patricia e Maurício Collares Machado

Patricia e Maurício Collares Machado

SABE-SE que o físico não é o mais importante em um bailarino. O que mais conta é possuir “um tipo específico” para dançar, este é o diferencial. Além disso, determinação, estudo, muito estudo.

 

Raquel e Gabriela Garcia

Raquel e Gabriela Garcia

ESTA SEMANA foi especialmente marcada por momentos de perdas de amigos estimados, que passaram para o outro lado da vida. Até parece que o advogado Diogo Duarte escolheu a Semana de Proteção ao Meio Ambiente para fazer essa passagem. Ele sempre defendeu a preservação do rio Camaquã, todos sabem disso. Além dele,  Adair Teixeira e, dois dias antes, dona Sarita Sciortino lá em Porto Alegre onde se encontrava hospitalizada. Aos familiares, meu abraço fraterno.

 

 

NO Centro Histórico Vila de Santa Thereza, hoje e amanhã, das 14h às 17h, “brechic” beneficente de marcas consagradas, curadoria da estilista Janine Pinto  e de Indaiara Flores. Elas vão orientar as clientes na montagem de looks. Além de roupas, haverá sapatos, bolsas, óculos, cintos e bijus…MUSEU Paulo Firpo completou 50 anos em abril último. O diretor do museu, prof. Adilson Nunes de Oliveira, dedica-se há 40 anos àquele espaço da memória de Dom Pedrito. Aplausos!

 

HOJE  é o “ Dia Internacional  dos Arquivos Públicos”. Esta data tem como principal objetivo a divulgação de causas relativas a esses espaços além de conscientizar o público sobre a importância dos arquivos para a preservação da memória de uma sociedade. Esta data foi instituída durante  Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos, em novembro de 2007. E a escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura criou a CIA, em 1948. O Arquivo Nacional foi criado em 2 de janeiro de 1838, no período regencial e tinha como objetivo guardar toda a documentação produzida pelo Estado. O Arquivo Público Tarciso Taborda coloca Bagé numa situação bastante privilegiada no contexto até nacional. Aplausos!

HOJE (9), às 21h, Cantegril Clube,  leilão beneficente “Martelo do Bem”, organizado pelo Nando Farinha; leiloeiro Aluísio da Silva Tavares. Após, música para dançar, Dj Favorino Collares. Aplausos!

NA tarde deste sábado (9), Torneio Aberto de Canastra Maria Adelaide Brasil Blanco, Casa da Amizade em beneficio da Liga de Combate Câncer… NESTE domingo, a partir das 14h, Grêmio dos Subtenentes e Sargentos, “Abraçando a Apae”, uma festa junina completa organizada pelos cinco clubes de Lions: Bagé Centro, Dom Diogo, Santa Tecla, Solidariedade e Tradição… ALMOÇO para os assistidos pelo Pão dos Pobres de Santo Antonio, Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, quarta-feira (13. Todos podem e devem colaborar levando os donativos lá na Catedral… Aplausos!

 

 

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


três × = 3

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7