Atualizado em 28 de fevereiro de 2018 às 13:39

Campeonato de Polo é atração na Rainha da Fronteira

João A. M. Filho Jogos começam amanhã

João A. M. Filho - Jogos começam amanhã

A Rainha da Fronteira sedia, a partir de amanhã, a 15ª edição do Campeonato de Polo. Os jogos acontecem até domingo, no campo de treinamento de polo do Exército, que fica situado a dois quilômetros do trevo de acesso à  cidade pela avenida Santa Tecla. A disputa integra a Copa Tríplice Coroa, cujas três etapas acontecem em Porto Alegre, Bagé e Uruguaiana. São esperados seis times, o que contabilizará a participação de cerca de 250 cavalos e 24 jogadores.

Programação

Conforme o organizador Ramiro Borba, o torneio será realizado nos moldes da categoria oito gols de “handicap”. O termo significa o critério de classificação individual dos jogadores, que variam de -2 a 10. A soma de todos os integrantes gera o handicap do time. Entre amanhã e domingo, os jogos começam às 13h30min e se estendem até o final da tarde. Fora a oportunidade dos bageenses terem contato com o esporte, o público também poderá conferir a atuação de atletas das seleções brasileira e uruguaia. Presença confirmada anteriormente, o jogador profissional Rafael Oliveira não poderá comparecer. A entrada, no evento, é franca.
Em relação às demais atividades que estão inseridas na programação, Borba informa que, todos os dias, após o término da rodada, acontece um happy hour. Na sexta-feira, especificamente, está confirmada uma apresentação de voz e violão, com Rodrigo Thompson Flores. No sábado à noite, o Gabana Grill recebe a “Festa Oficial do 15º Torneio de Polo”. Mais informações da atividade podem ser encontradas na página do Gabana, no Facebook. Vale destacar que o Torneio de Polo tem os seguintes apoiadores: Secretaria de Cultura e Turismo (Secult); 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec); JL Artesanatos; Gavelux; Vetnil; Dibujos Gaúchos; Mór Comunicação Visual; Lamego Advogados; Regalo Agropecuária; Cutelaria D’Ávila e Dallé Hotel.

O esporte

Segundo o site “30 Jardas”, principal portal brasileiro de notícias do esporte, os relatos são de que o polo teria surgido ainda na Pérsia, no quinto século a.C, em forma de treinamento para cavalaria. O formato atual, como atividade esportiva, foi criado na Índia, na cidade de Silchar, em 1834. Nos anos seguintes, em função da colonização britânica, no país, os próprios ingleses foram responsáveis pela difusão do jogo. Hoje, a Argentina é apontada pelos especialistas como a maior potência. A primeira Copa do Mundo ocorreu em 1987. Até o momento foram 11 edições, sendo que cinco foram conquistadas pela Argentina. O Brasil, por sua vez, acumula três títulos (1995, 2001 e 2004), três vices (1998, 2008 e 2011) e duas participações com a terceira posição (1987 e 2015).
Quanto às principais regras, cada equipe possui quatro jogadores. O objetivo principal é fazer gol, com a bola passando entre dois “balaios”. Um jogo é dividido em seis “chukkers (períodos)” com sete minutos cronometrados cada, na maioria dos casos. Se houver empate acontece um tempo extra para definir o vencedor. É preciso salientar que todas as partidas têm acompanhamento veterinário.

TABELA

Amanhã
13h30min – Santa Luzia X La Pampa
15h – Estância Felicidade X Fronteiriço/Maragata
16h30min – Formosa/Los Gaudérios X São Conrado

Sexta-Feira
13h30min – Estância Felicidade X São Conrado
15h – Formosa/Los Gaudérios X La Pampa
16h30min – Fronteiriço/Maragata X Santa Luzia

Sábado
13h30min – Formosa/Los Gaudérios X Fronteiriço/Maragata
15h – Santa Luzia X São Conrado
16h30min – Estância Felicidade X La Pampa

Domingo
13h30min – Final da Copa Bronze
15h – Final da Copa Prata
16h30min – Final da Copa Ouro

Fonte Jornal Folha do Sul

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


nove × 5 =

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7