Atualizado em 21 de fevereiro de 2018 às 12:17

Planetário da Unipampa retoma atividades em março

Equipe destaca novidades na programação Crédito: Divulgação/FS

Equipe destaca novidades na programação Crédito: Divulgação/FS

“O ano de 2017 foi o melhor de nossas vidas e desejamos que o de 2018 o supere largamente”, é assim que o coordenador do projeto Astronomia para Todos, professor Guilherme Marranghello, define as atividades do planetário da Universidade Federal do Pampa. Ele lembra que a inauguração do espaço ocorreu no segundo semestre do ano passado. A retomada das atividades, em março, acontece após “uma pequena parada para encaminharmos uma atualização do sistema de projeção, que já estava planejada”. E ele completa: “Aproveitamos o período, também, para prepararmos o planetário com uma bela decoração e muitas novidades”. Assim, no próximo mês, o espaço abrirá suas portas, tanto para as visitas escolares – que podem ser agendadas por meio do site http://porteiras.s.unipampa.edu.br/planetario – quanto para o público interessado “em conhecer as maravilhas do nosso universo”, como define Marranghello.
Vale destacar que o planetário não estará aberto todos os finais de semana, como no ano anterior. Assim, a dica é seguir a página do projeto no Facebook (planetariodaunipampa) e, assim, acompanhar atividades e seus dias e horários. Mais informações também podem ser obtidas por meio do e-mail planetario@unipampa.edu.br ou pelo WhatsApp (53) 9 9118 5205. “Teremos, pelo menos, dois dias de sessões abertas ao público por mês e, em março, essas sessões ocorrerão nos dias 21 e 24. Essa data foi escolhida pois, no dia 20, é quando inicia o outono. Teremos uma palestra, às 17h30min, no auditório do campus Bagé, falando um pouco sobre nosso calendário: Por que temos estações do ano? Você sabia que as datas do carnaval e da Páscoa também são definidas pelos astros do céu, mais especificamente, pela lua?”, destaca o professor.
Logo após tal encontro, haverá uma sessão do planetário (a partir das 19h) e, se o tempo permitir, o telescópio será montado para observação do céu. No dia 24 de março, ocorrerá uma sessão a partir das 16h. “Lembramos que todas as nossas atividades são gratuitas e não necessitam de inscrições prévias. No caso das sessões das 19h e 16h lotarem e tivermos mais pessoas para assistir, realizaremos sessões extra”, garante.
Para abril, a programação deverá marcar o Dia do Índio, 19, com palestra a partir das 17h30min e sessão de planetário às 19h. “Celebrando, vamos descobrir como diferentes povos olham para o céu. Será que suas constelações são as mesmas que as nossas? Qual o significado da lua e do sol para estas culturas?”, explica o coordenador. Além disso, no dia 21 de abril, haverá novo encontro a partir das 16h.

Fonte Jornal Folha do Sul

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


sete + 7 =

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7