Atualizado em 31 de janeiro de 2018 às 19:25

Aplausos!

ANIVERSÁRIO Danúbio Gonçalves. Dia 30, o ilustre gravurista Danúbio Gonçalves fez 93 anos. Foi Heloisa Beckman quem me fez lembrar essa data, não poderia ficar sem registro nesta social, é claro. Eu recordo a ocasião que ele veio a Bagé para receber o troféu Bravo, anos 90, festa no Salão Nobre da Associação Rural; deu-me de presente uma de suas belas gravuras.  Em 2000, Danúbio Gonçalves recebeu, talvez, uma das maiores homenagens de sua trajetória, quando a secretaria estadual de Cultura e  o Margs, este dirigido pelo Fábio Luis Borgatti Coutinho, lançaram um álbum sobre a obra do gravurista e fizeram uma retrospectiva com mais de setenta trabalhos, a mais completa e importante da carreira do artista. Na  apresentação, Coutinho escreveu:”  [...] A obra de Danúbio dispensa apresentações. É um mestre da gravura, um artesão paciencioso, como afirmava Érico Veríssimo. Foi um dos fundadores do Clube da Gravura, em Bagé e Porto Alegre. Seus mineiros, zorreiros e charqueadores viajaram pelo Brasil revelando as injustiças do mundo do trabalho. [...]. Esta é uma homenagem ao artista atento, critico e sempre pronto a denunciar  a arte descartável e sem memória.” Só para lembrar, Danúbio Gonçalves mora numa clinica para idosos em Porto Alegre.

 

Josi e Tarcisio Cantarelli, Glória e Vânio Minotto, Eliana e Sergio Cantarelli, em Itapema

Josi e Tarcisio Cantarelli, Glória e Vânio Minotto, Eliana e Sergio Cantarelli, em Itapema

ESTREIA do programa Amaury Júnior, sábado (27), na Band, o apresentador ressaltou: “Quem vai a uma festa são as pessoas que fazem a cidade acontecer.” Isso mesmo, o baile “No tempo das marchinhas”confirmou essas palavras de Amaury, meus queridos! O baile em Santa Thereza foi um sucesso; a fórmula tem que ser a de sempre e a direção daquela casa está muito certa nisto – para que mexer no que tem apenas resultados positivos. Querem saber, Zaida Valentim e Paulo Veiga  usaram fantasia; ela de melindrosa, ele de africano estilizado, uau!  Também vestiram a fantasia:

Carmem dos Santos,  Renar Rodrigues e  Fernando Melo. Antes do baile, alguns aproveitaram para conhecer o brechó que funciona em Santa Thereza; saíram de lá com sacolas de roupas, algumas até com etiqueta de fábrica, outras semi novas. Os integrantes da Associação Pró-Santa Thereza não cansam de agradecer aos patrocinadores desse baile : Supermercados Nicolini, Clínica Previtali, Grupo Dalé Construtora, Postos Balluarte, Terrasul, Farmácias Mistura da Terra e Padaria Continental. Graças a essas empresas, as marchinhas de carnaval continuam na vida e na memória dos foliões, uau!

 

Evelise Bitencourt e Lauro Vidal, na Bahia

Evelise Bitencourt e Lauro Vidal, na Bahia

MAS, voltando ao colunismo social eletrônico e bem trabalhado, que só Amaury Jr. sabe fazer, ele prometeu as coberturas dos bailes de carnaval da Vogue e do Copacabana Palace. Ainda no programa de estreia,  o presidente Michel Temer reiterou  ao Amaury Jr. esperar que a  reforma da Previdência seja aprovada em fevereiro e voltou a afirmar que não será candidato à Presidência em 2018. A conversa entre eles foi gravada no Palácio da Alvorada e manteve o tom ameno e sem provocações da parte de ambos, uau!…FORMATURA, dia 6, às 16h, no ginásio Militão, dos cursos de licenciaturas Unipampa. Os formandos em Música: Cristiane Gonçalves Irenio, Diane Cunha Machado, Diego Conde, Liliane Carvalho Xavier, Marcos Machado Duarte, Rafael Gonçalves Oliveira, Raysa Fernandes Viegas. Aplausos!

 

Copacabana, Rio, Geovana Lucas e o pai, Paulo Sergio, no réveillon

Copacabana, Rio, Geovana Lucas e o pai, Paulo Sergio, no réveillon

SEMANA PASSADA, estive outra vez no Arquivo Público Tarcisio Taborda. Entreguei à dona Élida Hernandes um envelope com muitas fotos da sociedade bageense; há um setor apropriado para esse fim no arquivo público, sabiam? A equipe de funcionários finalizava a montagem da exposição em homenagem ao Santo Padroeiro da Cidade, São Sebastião; estão expostos documentos sobre o “Mártir da Igreja Católica”, e fotos antigas das autoridades religiosas de Bagé. Essa exposição pode ser visitada até a próxima sexta-feira (2). Dona Élida é e admiradora incondicional do Sávio Machado, que sempre atende aos apelos dela na hora de buscar alguma atração especial para o Arquivo Público, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Um outro espaço dentro do Arquivo será, em breve, inaugurado, auditório Téo Vaz Obino; inclusive já está mobiliado com cadeiras doadas pelo filho, Téo Malafaia Obino. Aplausos!

 

Formandos Letras, Unipampa/2018

Formandos Letras, Unipampa/2018

CAMPANHA entre amigos e admiradores do pianista Ivonléo Monteiro, que se encontra em tratamento médico e, impossibilitado de tocar, está necessitando do auxilio dos amigos, gente que ele tanto embalou, por exemplo, nas noites do Velho Capitão, lembram? Também, nas festas de casamento ou de aniversário;  jantares no Cantegril Clube, Comercial, Caixeiral, BTC ou Circulo Militar. Agora é a hora de todos nós retribuirmos a ele com uma dose de carinho. Quem puder colaborar há uma conta no Banrisul em nome a filha dele: agência, 0120 conta, 39.207844.0-9. Estamos nessa campanha pelo Monteiro, é claro.

 

CIRURGIÃO-PLÁSTICOS André Previtali fica, esta semana, no Rio onde realiza curso intensivo sobre procedimentos faciais e de medicina antienvelhecimento. Também, vai adquirir equipamentos de última geração para melhor equipar a clínica em Bagé…DOAÇÃO de livros, José Carlos Teixeira Giorgis visitou a escola municipal Frederico Petrucci e fez doação de livros, literatura infantil, para a biblioteca daquela escola. Vale lembrar, que na Semana da Pátria de 2017,  a direção da escola Petrucci elegeu Juca Giorgis como ‘escritor patrono’. Ele, agora, num gesto diplomático, retribuiu a gentileza… O MOTIVO da alegria na casa de Márcia e Alemão Salim Mansur  é o vovozado que está a caminho: Maria Eduarda está grávida. Aplausos!

 

O TRADICIONAL Jornal do Brasil voltará a ser impresso a partir de 26 de fevereiro; o empresário mineiro Omar Peres é o novo proprietário do JB. A campanha de marketing de lançamento do jornal já está formatada para ser deflagrada após o carnaval. O jornal terá um Primeiro Caderno com um mínimo de 16 páginas e um Caderno B com 6 páginas. De volta o JB, a colunista Na página 3, coluna social da Hildgard Angel, oba! “Pretendo me soltar na página 3, com muita energia e fôlego, consciente de que o mundo mudou, o país, o Rio, mudou. Mudaram o elenco, os cenários, as condições de vida e a atitude de quem se propõe a formar opinião.” Aplausos!

UMA FAMÍLIA de médicos, os Jeismann comemoram a aprovação da bonita  Amanda Karsburguer Fontela, namorada do Leonardo Birk Jeismann, no  vestibular para Medicina da USP, simplesmente o curso mais disputado do Brasil…EMPRESÁRIO Adelino Colombo anunciou, esta semana, que vai passar o comando das Lojas Colombo à filha  Gissela  Franke  Colombo Berlaver. Esse fato faz lembrar o grupo Obino,  que tem na presidência Pedro Ernesto Capiotti  Obino,  neto do fundador das  Lojas Obino.  Aplausos!

 

SANTANDER CULTURAL abriu inscrições para “Oficina de Choro” com aulas de violão, canto, pandeiro, sopros, bandolim e cavaquinho. Em Bagé, o Imba também oferece curso de choro, o ano todo, com todas essas opções de aprendizado. Detalhe, curso gratuito.

 

PARA o fotógrafo André Vicente Gonçalves ((português) , “as janelas são a fonte de personalidade de um prédio.” Aqui na cidade existem janelas lindas, as antigas e as modernas também.  Basta alguns minutos para observá-las minunciosamente e descobrir tamanha beleza. Por isso, a sugestão desta coluna à Heloisa Beckman é que convite fotógrafos de diversas cidades para um exposição “Janelas de Bagé e do mundo”.  O resultado será surpreendente. Aplausos!

 

UM PALMO DE ARTE é o titulo da mostra coletiva e com tema livre que a Casa de Cultura Pedro Wayne vai promover em breve. A exposição é aberta a todos  que desenvolvem trabalhos criativos na área das artes visuais: cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanato e fotografia .

Os trabalhos deverão ter a dimensão máxima de  25 x 25 cm. Cada participante pode encaminhar até quatros trabalhos.  Os trabalhos deverão ser entregues até 7 de março…ANTES disso, a Pedro Wayne vai brindar os bageenses com “marchinhas de carnaval” pelo grupo da Ana Maria de Souza Delabary, na próxima quarta-feira (7), 16h. Aplausos!

 

Consuelo, Sandra, Eginio, Joaãozinho, Tatiane. Equipe do bar de Santa Thereza.

Consuelo, Sandra, Eginio, Joaãozinho, Tatiane. Equipe do bar de Santa Thereza.

MARÇO (6),vão recomeçar as atividades, além de leitura, na Biblioteca Otávio Santos. Abrindo o calendário 2018, a bela jornalista Marcelle Ceolin e mais um grupo de convidados dela vão falar sobre moda: o que usar, quando e qual a melhor escolha para cada biótipo; “palpites” da Ceolin. Ah, dia 9 de março, o diretor de cinema Zeca Brito será o convidado da Lúcia Gomes. Ele e o filme ”Glauco do Brasil”, que será exibido no auditório da biblioteca. Após, bate papo com a plateia. Aplausos!

 

Adriana Gonçalves e Fernando Mello

Adriana Gonçalves e Fernando Mello

NESTA sexta-feira (2), das 20h30min  até 23h30min, outra edição do evento “Vem pra Santa”, ou seja, “ happy hour”, no Centro Histórico de Santa Thereza, tendo como atração o melhor da MPB com Cibele e Pastel. Aproveite para fazer compras no brechó que estará de portas abertas, é claro. Evento ao ar livre, leve sua cadeira para melhor conforto. Aplausos!

 

Consuelo Cuerda e Carmen Santos

Consuelo Cuerda e Carmen Santos

POETA Luiz Coronel vai lançar a 13ª edição da Coleção Dicionários. O desta vez tem como foco a obra de outro poeta gaúcho, Carlos Nejar. Há anos radicado no Rio, Nejar ocupa a cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Letras. A nova obra de Luiz Coronel tem 312 páginas e traz nas primeiras páginas o discurso de recepção a Carlos Nejar na ABL feito por Eduardo Portela. O lançamento dessa obra na ABL será em abril. Aplausos!

 

Equipe de Santa Thereza e os premiados

Equipe de Santa Thereza e os premiados

ROTEIRO de viagem interessante é o que cumpre Lucas Abascal Bulcão na Europa; Portugal, França, Espanha, Itália e Holanda…QUEM voltou de um safari recente pela África, Isadora, Inácio, Michele Kalil e Alexandre Meyer… APÓS concluir a faculdade de  Direito, a bonita Carolina Alt  Silva pediu ao pai, advogado Éric Silva, como presente de formatura, um estágio de doía snos, em Nairobi, no Quênia. Ela vai atuar na ONG Aiesec, mais precisamente, será professora em escola pública, crianças muito carentes de lá. Aplausos!

 

SAMBA NA PRAÇA, aos sábados, a partir das 11h, na Praça Silveira Martins…CARNAVAL DE RUA de Bagé vai voltar à avenida Sete de Setembro. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fabiano Marimon, o desfile ocorrerá entre a  Biblioteca Pública e a Câmara de Vereadores. O objetivo do retorno ao lugar clássico é reestabelecer a história dos grandes carnavais de Bagé. A data fixada, dias 3 e 4 de março, o custo desse evento R$ 120 mil. Esta cifra será utilizada para a montagem de toda estrutura, segurança e também repasse às escolas de samba e aos blocos burlescos,  quatro escolas e três blocos; elas vão receber cerca de R$ 8 mil cada uma e eles entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil cada um. Aplausos!

ENSAIO aberto do bloco Maria do Bairro , domingo (14), na Fundação Iberê Camargo, POA. O bloco tem o cineasta, bajeense, Zeca Brito como um de seus fundadores. O evento contou com a bateria mirim Areal da Baronesa do Futuroescola de samba formada por 70 crianças. O bloco, responsável pela retomada do carnaval de rua da capital gaúcha, ocorre anualmente na Cidade Baixa, na rua  Sofia Veloso, e este ano vai brincar o carnaval, dia 3 de fevereiro, às 17h, com o samba enredo ”Um Jardim de Purpurina”,  autoria de Zeca Brito, Sapiran Brito e Wandi do Cavaco. Na música, serão lembrados poemas e letras importantes da carreira do compositor gaúcho Jerônimo Jardim, como Purpurina, grande vencedora do Festival da Canção MPB-Shell 81 da Rede Globo e Astro Aragano, canção vencedora da Califórnia da Canção Nativa, em 1985. Aplausos!

 

Renar Rodrigues, Fernando Mello, Zaida Vatentin, Carnen Santos

Renar Rodrigues, Fernando Mello, Zaida Vatentin, Carnen Santos

OSCAR 2018. SeThimotée Chamalet , que foi indicado ao Oscar de melhor ator por seu trabalho em “ Me chame pelo seu nome”, filme que tem entre os nomes da produção o do bajeense Rodrigo Teixeira, ganhará estatueta, será o mais jovem a vencer nesta categoria. Aos 22 anos, ele tira o titulo de Adrian Brody, que aos 29 ganhou o Oscar por O Pianista. Aplausos!

 

Paulo Veiga e Marilu da Luz

Paulo Veiga e Marilu da Luz

FEVEREIRO (16), às 16h, no ginásio Militão, solenidade de formatura dos cursos de licenciaturas da Unipampa. No de Letras, vão colar grau: Berenice Gonçalves, Bruna Fonseca, Carlos Juliani Vaz, Caroline Melo, Desirê Goulart, Eduarda Ferreira, Felipe Gonçalves, Franciele Silva, Helena Saraçol, Jéssica Souza, Karoline Larroza,Kassandra dos Santos, Lara Denise Medeiros Rodrigues, Lisandra Borba, Méllani Laus e Rebeca Goulart.Aplausos!

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


× oito = 72

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 

+ vistos do dia

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7