Atualizado em 8 de janeiro de 2018 às 18:25

Aplausos!

REPERCUTIU aquele comentário feito aqui, sábado (6), sobre “apropriação” das praças por pequenos  grupos de amigos. Muitos foram os comentários. Em um deles, Fernando Teixeira  Giorgis ressaltou: “este nosso hábito intensificou-se após revitalização aqui na praça ( a da Estação) feita durante o governo do Mainardi.” Aplausos!

- Fernanda Romariz Machado,gradou-se em Direito; recepção na OAB, ela é filha de Claudia Romariz e Mauro Machado, clic Gleider Aires

-Fernanda Romariz Machado,gradou-se em Direito; recepção na OAB, ela é filha de Claudia Romariz e Mauro Machado, clic Gleider Aires

QUEREM saber “por que a ausência  de mulheres, mesmo as aposentadas, tomando chimarrão e conversando, sentadas à sombra, apropriando-se desses espaços públicos como fazem os homens?” As poucas que se permitem isso o fazem na companhia dos maridos, namorados ou de algum amigo.

Médicos, os filhos e o pai : Wagner, Leonardo e Carlos José Quaresma Jeismann

Médicos, os filhos e o pai : Wagner, Leonardo e Carlos José Quaresma Jeismann

NO LIVRO “Territórios Urbanos e Memoria Coletiva”, a antropóloga, doutora Rojane ( grafado assim mesmo com “o”) Brum Nunes esclarece o seguinte:  [...] “Ao assinalar que os espaços são ´esferas de significação social`, DaMatta (1985) pontua que a divisão do espaço segue muitas hierarquizações, que consistem em ´entidades morais, esferas de ação social`, em domínios culturais institucionalizados. Assim, na maioria das situações, no caso da sociedade brasileira, a ´casa` sugere o domínio do privado e a ´rua`, o domínio do público.

Formatura em Medicina,  Leonardo Birk Jeismann e a namorada Amanda Fontela

Formatura em Medicina, Leonardo Birk Jeismann e a namorada Amanda Fontela

[...]. A construção de gênero é construída especialmente assinalando  que espaços onde as pessoas se movem são constitutivos  das identidades de gênero dos sujeitos no que se refere ao que é ´ser de homem´ e ao que é ´ser de mulher´. ( Low e Lawrence-Zuniga, 2003:28).

 Nelci e o filho Leonardo Birk Jeismann,  Medicina

Nelci e o filho Leonardo Birk Jeismann, Medicina

EM OUTRAS PALAVRAS, embora as relações entre “casa” e “rua” sejam dinâmicas, a praça enquanto espaço público ainda se configura em grande medida “espaço do masculino”.  Assim, as mulheres instituem os seus territórios de sociabilidade em outros espaços como os clubes de serviços, “os clubes de mães” , os grupos de convivência para a terceira idade –  todos eles são o “ espaço do feminino”, do “privado”, na medida em que se mantém distante dos “olhos públicos “. A história das mulheres tem sido a dos seus papéis privados,  casa, família e  trabalho. [...].

 Márcia Sabedra, secretária do dr. Jeismann  há 26 anos,  Leonardo Birk Jeismann

Márcia Sabedra, secretária do dr. Jeismann há 26 anos, Leonardo Birk Jeismann

QUEM acessa o face  do Clube Caixeiral lê diversas mensagens assim: “ Sou sócio do Caixeral há muitos anos, não moro em Bagé, quando a visito sempre vou ao clube. Em especial, nas festas de final de ano; muito proveito a piscina.” Com essa e outras tantas, vê-se os laços afetivos que os sócios ainda mantém com esse clube. Uma história centenária que não vai apaga-se da memória dos bageenses.

 Maria Eliane Caminha Leal, nos autógrafos: “ Tempo em Equilibrio – entre Paris e Singapura”, de Ricardo Lugris, sábado, na Biblioteca Otávio Santos

Maria Eliane Caminha Leal, nos autógrafos: “ Tempo em Equilibrio – entre Paris e Singapura”, de Ricardo Lugris, sábado, na Biblioteca Otávio Santos

“TODO POVO TEM HISTÓRIA”, escreveu Eric Wolf em “Inventando a Sociedade”; um dos capítulos desse livro aborda “O Sentido do Passado”, nossos clubes sociais integralmente aí…GOSTEI de ler que profª Yara Maria Botelho Vieira  adverte: “ Guardem os textos escritos por Maria Mércio Carneiro,  pseudônimo Rosemarie, publicados no jornal Correio do Sul,  no departamento de registros pessoais do Arquivo Públicos Tarcisio Taborda, Realmente, eles são importantes demais.

FORMATURA, Oceanologia, Furg, Davi Vasconcellos Machado, neste sábado (13)…APÓS passar o Comando do 3º R C Mec, Forte de Santa Tecla, hoje, cel. Rafael Cunha de Almeida permanecerá seis meses no Rio; depois fará curso de um ano, estratégias militares, na China. Ah, quem assume o Comando do 3º R C Mec, ten.cel. Jairo Badaro Fagundes. Aplausos!

VAI INAUGURAR, dia 15,  Casa de Cultura Pedro Wayne,exposição “Meu Mundo Imaginário”, pinturas de Marcela Meirelles, uma  das boleiras, lembraram?…VISITANDO Bagé, Julietinha Abero Cardoso e o marido Miguel Lemos, empresário, português,…ALMOÇANDO, domingo, no Moranguinho, Eliane Hubert e o marido Celso Muner…REVEILLON de Maria Inês Médici Carvalho e Mari Ubert foi em Paris. Aplausos!

 

O VERÃO DA LATA vai virar filme produzido pelo fotógrafo Klaus Mitteldorf.  Há 30 anos, a novidade veio dar à praia, embalada a vácuo e banhada numa espécie de melado. E virou música, virou camisa, virou marchinha de carnaval e até poema. Era o verão de 1987, cerca de 15 mil latas recheadas de maconha surgiram do nada, boiando,  entre o litoral do Rio e o do Rio Grande do Sul. Em Bagé, imagino que no âmbito de toda RBS TV, apenas o publicitário Beto Coronel teve genial ideia de fazer das latinhas ( mar do Cassino) um comercial de tevê. Quer dizer, a inteligência de Beto estava muito à frente daqueles tempos, meus queridos!  Em 2012, o jornalista Wilson Aquino relatou no  livro “Verão da Lata: um verão que ninguém esqueceu”,  até sugiram as ‘pescarias de latas’, prática que chegou a ser proibida pela Polícia Federal.

BIBLIOTECA Otávio Santos, sábado, às 19h, amigos dos Lugris foram saudar Ricardo, que, além de autografar livro, fez um breve relato das viagens dele pelo mundo.  Corretíssimo, não cansou ninguém com detalhes irrelevantes, apenas despertou curiosidades que podem  estar no livro: “ Tempo em Equilibrio – entre Paris e Singapura”.  Os pais,  Feli e Afonso Lugris cheio de orgulho do sucesso do filho. Os manos, Maria Carmem e Santiago, também. E os amigos, em muitos aplausos.  Entre quem estavam: José Aiton Menezes, Ana Nunes Vieira e a filha Laura, Sônia Alcalde, Leilah Kalil Castro, Ana Maria Collares, Denise Magalhães (vinda da Espanha), Teresinha Caminha Leal e a filha Maria Eliane, Ana Luisa Brasil, Cláudia Guidoux, Luz Escudeiro, Teresa Escudeiro Barreto, Zaida Valentim, Ana Maria Cuerda, Heloisa Beckmann, João Francisco Bosco, Claudia Bosco Lugris, Rosália Guessinger, Carlos Iwar Beckmann,  mais… Aplausos!

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


6 + cinco =

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7