Atualizado em 14 de dezembro de 2017 às 17:30

Reinauguração da Hidráulica acontece hoje

oão A. M. Filho Local será apresentado ao público à noite

João A. M. Filho - Local será apresentado ao público à noite

Hoje, a partir das 20h, a Hidráulica será reinaugurada após 10 anos da aprovação do processo de restauração. Os preparativos para a abertura do espaço estão na reta final e, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Fabiano Marimon, o local poderá ser visitado a partir deste final de semana.
Marimon destacou que a reabertura do local representa um marco: “É uma honra que, na gestão do prefeito Divaldo Lara, a obra da Hidráulica finalmente seja entregue à comunidade. Esse projeto foi aprovado há 10 anos e estava arquivado, engavetado no Ministério da Cultura, e, por meio do trabalho de uma grande equipe, foi recuperado. Hoje nós devolvemos este patrimônio renovado aos bageenses”.

Novo espaço cultural

Segundo o titular da pasta, o local representa mais um espaço cultural aberto ao público, composto pelo Museu das Águas – com novas áreas de exposição, auditório para até 80 pessoas, mezanino, setor administrativo, casa de registros, Escola Ambiental e jardim histórico. “Nós vamos disponibilizar uma grande área de cultura, lazer e entretenimento. Também poderemos ceder ou alugar o auditório para realização de eventos, peças de teatro e outras atividades. O que é importante ressaltar é que Bagé, a partir de hoje, terá mais um local destinado à promoção da cultura bageense e à disposição da comunidade”, afirmou.
Conforme ele, o espaço está apto a receber palestras, mostras artísticas, exposições e outras atividades culturais. “Um fato interessante a ressaltar é a competência e dedicação dos servidores e gestores para retomar a obra. Desde que fora aprovada a restauração, em 2007, quatro secretários de Cultura e Turismo passaram pela gestão e nós, no primeiro ano de governo, concluímos esse empreendimento. Isso mostra o empenho em nosso trabalho de retomar as obras paradas e engavetadas de outras gestões”, expressou.
Para o presidente da Associação dos Amigos do Instituto Municipal de Belas Artes (Amimba), Lucas Barris, a conclusão do projeto representou uma realização para os representantes da entidade, que foi a proponente do projeto junto ao ministério. “Muitas vezes, perdemos a esperança de ver a Hidráulica restaurada. Demorou 10 anos, mas conseguimos. Esta é a quinta obra concluída de restauração de locais históricos de Bagé com a participação da Amimba e nos sentimos realizados em participar dessa conquista”, comentou.

Visitantes aprovam

Na tarde de ontem, em visita da reportagem ao espaço, era intensa a movimentação de trabalhadores que acertavam os últimos detalhes de iluminação, som, jardinagem e arremates. Enquanto os trabalhos transcorriam, o grupo “Movimente-se”, composto por pacientes hipertensos e portadores de diabetes, além de equipe do Estratégia Saúde da Família do bairro Morgado Rosa, visitaram o local para conhecer a Hidráulica. Conforme a enfermeira Cláudia Bastianello, 30 anos, a atividade era o passeio de final de ano dos participantes do grupo e familiares, que ainda não conheciam o local. “Eles esperam o ano todo por isso e estão adorando conhecer a Hidráulica”, frisou.
Guiada por representante do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a comitiva visitou a estação de tratamento de água (ETA),  jardim histórico  e a casa de registros da Hidráulica. A dona de casa Marupiara Rosa, 45 anos, moradora do bairro Habitar Brasil e natural de Bagé, nunca havia visitado o espaço. “Achei muito bonito. Gostei muito e pretendo voltar”, declarou. Por sua vez, o filho de Marupiara, Muriel da Rosa Rodrigues, 5 anos, disse ter gostado muito dos jardins e de conhecer o reservatório da casa de registros. “Não sabia que a água que vai para nossa casa vinha daqui”, disse.

BOX
Programação

20h – Abertura – apresentação de saxofone e violão com artistas do Imba
20h30min – Cerimônia oficial de reinauguração da Hidráulica
21h – Ato oficial de descerramento das placas e mostra musical com quinteto do Imba, na casa de filtros
21h30min – Coquetel de confraternização, com visitação às estruturas e show acústico, na sala de exposições, com o músico Luciano Pavão
23h – Encerramento

Fonte Jornal Folha do Sul

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


oito + 9 =

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7