Atualizado em 11 de agosto de 2017 às 19:17

Aplausos!

BACANA a proposta da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) de tematizar a caminha cívica deste ano. O projeto “Escritores que fazem história na literatura de Bagé”  propõe, além de homenagear escritores, poetas, historiadores e pesquisadores locais, aos estudantes  que conheçam melhor cada um dos 60 nomes indicados. As escolas da rede municipal de ensino terão um nome desses para estudar a obra e mostrar o resultado na caminha, dia 7, na avenida Sete de Setembro. Aplausos!

 

Lideranças do teatro com Lúcia Gomes, quarta-feira (9), Biblioteca Otávio Santos, clic Fábio Lucas

Lideranças do teatro com Lúcia Gomes, quarta-feira (9), Biblioteca Otávio Santos, clic Fábio Lucas

EDUCAÇÃO. O autor do conceito de “nativos digitais”,  Marc Prensky,  acredita que apenas uma nova perspectiva de educação será capaz de cumprir o papel de uma educação que combine conhecimento acadêmico personalizado com realizações que transformem o mundo. De acordo com ele, a mudança do modelo tradicional de educação precisa ser feita sob pena de não preparar as crianças que estão nascendo ou que ainda não nasceram para lidar com um mundo transformado daqui 20 anos.  Prensky pede: “Por favor, pensem diferente. Não podemos apenas pensar em melhorar a educação que temos para uma outra com mais tecnologia ou mais empreendedorismo. Precisamos de uma nova forma de educar. Uma forma que admita que nem todos precisam de todos os conteúdos, mas que todos os alunos têm possibilidades de realizações que transformem o mundo num lugar melhor. Essa mudança de olhar deve se dar em cinco aspectos: objetivos, meios, currículo, formas de ensinar e tecnologia. Prensky afirma que o ponto central da escola deve ser melhorar o mundo — e não apenas obtenção do conhecimento. Para ele, este é um meio para chegar ao objetivo final. Parece ter tudo a ver como que a secretária Adriana Lara está propondo à escolas bajeense. Aplausos!

Iolanda Silveira (muito chique, sempre), Sônia Suñe, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

Iolanda Silveira (muito chique, sempre), Sônia Suñe, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

ESTA semana, quando vimos tantos se “apequenarem” muito – Brasília nos deu vários exemplo disso – o único que, literalmente,  “ergueu a taça” foi o médico nefrologista Gérson Luís Barreto de Oliveira, ao publicar outro artigo sobre Bagé. Começa assim: “Minha avó, Orphelina, adorava um desfile, qualquer que fosse,  na Avenida Sete. Lembro-me, exatamente, o lugar em que fiquei, perto do Clube Caixeiral, de repente começou o que era praticamente uma parada militar, solene. Paralisado, com minha visão de criança, observei que algo importante acontecia, as pessoas estavam em frenesi pela possibilidade de saudar o General Presidente Emílio Garrastazu Médici. O ano era 1974 (…).

 

Alda Magda, Mariinha Gaffrée, quinta-feira, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

Alda Magda, Mariinha Gaffrée, quinta-feira, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

TIO PEDRO casara com a tia Glorinha, e tiveram um único filho, um tarimbadíssimo artista plástico. Não é preciso dizer que este filho levou uma visão fronteiriça para a arte e ganhou o mundo. O que poucos sabem é que o filho, Glênio, exerceu também profunda atividade intelectual. A convite do genial Darcy Ribeiro ajudou a fundar a Universidade de Brasília ( UnB ). Aí veio 1964, fecharam a universidade, os maiores expoentes foram presos. (…).

 

Fulvia Augusta Macedo, quinta-feira, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

Fulvia Augusta Macedo, quinta-feira, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

NA ÉPOCA, meu tio Pedrinho foi avisado de que o filho estava sendo detido. Contaram-me, anos depois, que ele pegou o telefone e, entre ansioso e com um Parkinson já ativo, discou um número que ninguém sabia que possuía: – “ Prenderam meu filho ”. (…)

 

Ana Paula Rocha,quinta-feira, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

Ana Paula Rocha,quinta-feira, na Casa da Amizade, clic Fábio Lucas

GLÊNIO veio a Bagé visitar o pai dele. Tio Pedro pediu para que ele fizesse uns painéis com temas gauchescos para decorar o restaurante Bianchetti. Parte do trabalho foi iniciado ali mesmo, o restante, pelo que sei, na estância da Pepita Ollé Collares, nas Palmas. Assim, foram tomando forma rapidamente os quadros concluídos no período da visita de Glênio. Quando a Esquina Bianchetti fechou, em outubro de 1988, meu pai me incumbiu de dar destino a muitos objetos, incluindo os painéis.  Um deles,  guardo comigo em São Gabriel.  (…). “

 

Avelino Rocha e Maristela, na Paella do Pampa, sábado, Clube Comercial

Avelino Rocha e Maristela, na Paella do Pampa, sábado, Clube Comercial

SUCESSO, oficina de crônicas com a escritora Leticia Wierzchowski, que ficou conhecida após a publicação do livro A casa das sete mulheres, adaptado como minissérie na TV Globo, em 2003. Da oficina, no Café & Prosa, aos sábados, participam entre outros: Andrea Gallo, Nilo Romero e Fernando Rich. Aplausos!

 

Elisson Corrêa Soares. Filho de Ana Lúcia e Edison Luiz Furtado Soares, Direito, hoje, Clube Comercial

Elisson Corrêa Soares. Filho de Ana Lúcia e Edison Luiz Furtado Soares, Direito, hoje, Clube Comercial

CONVERSEI, por telefone, com Elezi Rodrigues Caovila. Com a mesma simplicidade, o mesmo sorriso, a mesma elegância, ela me contou que o marido, Domingos Caovilla, morreu em abril. Um grande amigo meu, um dos profissionais que mais entendiam de hotelaria no Brasil. Foi Domingos quem iniciou hotéis como: Serra Azul, Continental, Manta, Jacques George e até um ou dois na Costa do Marfim; época em que ele e Elezi conheceram-se.

 

João Paulo Cesar e Maria Eduarda Mansur, Patricia e César, na Paella do Pampa, dias 5, Clube Comercial

João Paulo Cesar e Maria Eduarda Mansur, Patricia e César, na Paella do Pampa, dias 5, Clube Comercial

INAUGUROU Clínica de Fonoaudiológica Audição e Saúde, de Leonardo Alves,  em Santa Cruz do Sul. Ele é filho do Paulinho Alves, professor de tênis…PALESTRA, dia 22, Expoagas, Centro de Eventos da Fiergs, Lindonor Peruzzo Jr. Giovanni Tumelero, Júlio Eggers e Maria Augusta De Césaro: “ Empreendedorismo e Sucessão nas Empresas”…Aplausos!

 

FESTIVAL HIPICO, de 18 a 20, no Circulo Militar. Muitas atrações: mateada, música, food trcks, exposição de fotos históricas, torneio de bocha, feiras de artesanato…QUARTA-FEIRA (9), em Bagé, realizou-se encontro de 48 fotógrafos da região…FORMATURA Direito (Urcamp), sábado (12), às 19h, no Clube Comercial.  Aplausos!

 

VAI INAGURAR, dia 18, às 18h, na Galeria do Palacete Pedro Osório, exposição coletiva “Reminiscências”, grupo de 30 artistas de Santa Maria…ASSOCIAÇÃO Amigos Museu Dom Diogo de Souza promove, dia 18, “Caldos de Memória”, na Casa da Sete. Sabiam que Fábio Lucas faz parte, agora, dessa associação? Aplausos!

 

PRÊMIO DISTINÇÃO EMPRESARIAL, Aciba, 15ª edição, sexta-feira (18), às 20h, no Clube Comercial. Rádios Difusora e Delta FM ( Marianio Augusto, Beto Cogoy), Antena 1 e Difusora ( Gilmar de Quadros), oba!…CIA DE DANÇA Edson Silva vai realizar “ Noite de Massas”, domingo (20), às 20h, no Salão Comemore. Aplausos!

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


− 6 = três

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7