Atualizado em 22 de março de 2017 às 13:03

Atores bageenses promovem “Semana cena livre de teatro”

Atividades visam valorizar artes cênicas

Atividades visam valorizar artes cênicas

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial de Teatro. Em Bagé, atores elaboraram uma programação, que prevê atividades a partir de sábado, com término no dia 2 de abril. Conforme um dos integrantes da organização, Gladimir Aguzzi, a iniciativa é denominada como “Semana cena livre de teatro”. Estarão envolvidos vários grupos locais, como Os Carlitos, Theastai, Parceiros, Dithyrambos e a Companhia de Comédias Bufões da Rainha. O trabalho conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Segundo Aguzzi, o período servirá como um “manifesto” em favor das artes cênicas. “Bagé está há 100 anos sem o Teatro 28 de Setembro, um dos mais luxuosos, equipados e importantes do Rio Grande do Sul, destruído por um incêndio em 1917. Hoje, o município não tem uma casa de espetáculos adequada, que possa abrigar companhias, apresentar peças de média ou grande produção e receber com dignidade a plateia de teatro”, argumenta.
As primeiras ações serão neste final de semana. Aguzzi informa que, no sábado, a partir das 10h, a praça Silveira Martins sediará uma série de histórias curtas e de média duração. A atividade prossegue no domingo, às 16h. Dessa vez, na praça da Estação. No mesmo dia, mas pela manhã, o ator e diretor Rafael Jacinto, que atua em Santa Maria, ministrará, na Biblioteca Pública Municipal, a oficina “A mímesis corpórea na criação do personagem”.
De 27 de março até 2 de abril, os grupos envolvidos utilizarão a Casa de Cultura Pedro Wayne para apresentarem a história do teatro em Bagé, bem como um panorama atual do segmento. Durante a semana, o espaço também sediará outras atividades, como uma mostra de fotografia, leituras dramáticas e jogos de improvisação. “É para promover o teatro e chamar a atenção de empresários e autoridades”, defende Michel Godinho, do grupo Os Carlitos. O ator baiano, radicado em Bagé, Denildo Miranda, ressalta o valor dos grupos de Bagé. “A gente faz teatro aqui, sim. E as pessoas precisam saber disso. Meu grupo Parceiros faz peças adultas e infantis. Vamos às empresas, escolas e em festivais”, frisa.

Programação

Sábado – 10h – Praça Silveira Martins
Apresentações: Poesias Performáticas (Theastai); Performance com ator Pedro Diana (Teatral Dithyrambos); Porque o Amor Enlouquece (Os Carlitos); As Dicas de Pai Benedito (Os Parceiros) e Mulher, ó Mulher (Grupo de Teatro do Centro do Idoso)

Domingo – 16h – Praça da Estação
Apresentações: Cordel Desafio do Amor (Os Carlitos); Romeu e Julieta (Dithyrambos); Chapeuzinho Vermelho (Os Parceiros) e Pantomimas de Amor (Theastai)

27 de março a 2 de abril
Mostra “Nós no Palco” – 9h às 20h – Casa de Cultura

27 de março 
Ato em alusão ao Dia Mundial do Teatro – Casa de Cultura
19h – Abertura com Cordel de Os Carlitos
19h30min – Apresentação guiada da mostra
20h – Discutindo sobre a relação do teatro em Bagé
21h – Improvisos

Fonte Jornal Folha do Sul

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


− 7 = um

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7