Atualizado em 7 de janeiro de 2014 às 12:34

Candiota pode firmar parcerias com cidade chinesa

Principais investimentos devem ser voltados ao setor carbonífero

A missão à China, realizada no final de novembro de 2013, comandada pelo governador do Estado, Tarso Genro, deve refletir em investimentos para Candiota. O município, que foi representado pelo prefeito Luiz Carlos Folador, poderá realizar parceria com a província Shanxi, onde há uma cidade rica em carvão, com características semelhantes as da localidade da região da Campanha.
Na viagem, o prefeito esteve acompanhado do tradutor David Kenzzo, que mantém contato com representantes da cidade para futuras tratativas. De acordo com Kenzzo, que intermedeia o processo, após outros contatos com a província ficou estabelecido que Candiota deverá elaborar uma carta de intenção para especificar quais são os possíveis projetos que poderão ser desenvolvidos de forma conjunta com essa cidade. “Assim que a carta é feita, ela é destinada ao Ministério de Relações Exteriores da China, onde são avaliadaos os projetos. Eu acredito que as chances de serem aprovados são grandes”, declara Kenzzo.
Folador destaca que o foco será desenvolver um programa relacionado à produção de trigo para exportação, mel, vinhos, carboquímica e energia eólica. “Queremos estreitar ainda mais as relações com os chineses. Candiota está de braços abertos para esse povo tão rico em conhecimento”, fala. O prefeito lembra que o município também já está em tratativas com a empresa chinesa Zepdi, para investir na gaseificação do carvão.
Para o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Fabiano Oswald, essa aproximação deve contribuir para o fortalecimento do setor primário. “O nosso interesse é justamente esse, industrializar o produto daqui, podendo assim gerar mais emprego aos nossos produtores e desenvolvimento ao nosso município”, destaca.

Fonte: Jornal Folha do Sul
 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


2 × quatro =

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7