Atualizado em 13 de junho de 2013 às 12:16

Bagé inaugura Centro Integrado de Oncologia e Mama

Espaço vai oferecer cerca de 2,5 mil atendimentos mês

Inaugura hoje, às 11h, o Centro Integrado de Oncologia e Mama (Ciom).

Um ato solene está marcado para celebrar a inauguração do ambulatório, que vai oferecer 2,5 mil atendimentos mensais entre exames, consultas e procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o coordenador desse novo serviço, o médico mastologista Mário Mena Kalil, o grande diferencial do Ciom é reunir todos os profissionais necessários para atendimento regional na área de Oncologia. A equipe conta com cirurgião oncológico, de cabeça e pescoço, torácico, oncologista clínico, proctologistas e mastologista. Enfermeiro, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista também fazem parte da equipe multidisciplinar. “Todos especializados em Oncologia”, ressalta Kalil.

Os municípios da região e Bagé encaminharão para o Centro Integrado de Oncologia e Mama, os pacientes para diagnóstico e acolhimento. “Enquanto o país hoje prioriza 60 dias para o tratamento, nós já estamos em outra etapa, priorizando o diagnóstico precoce com ferramentas e condições para isso”, enfatiza Mário Mena.
Entre as autoridades confirmadas para a inauguração, está o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni.
A incidência de câncer de mama na região da Campanha representa quase o dobro da média nacional, chegando em torno de 110 novos casos/ano pra cada100 mil mulheres. Com a entrada em funcionamento do Ciom, os pacientes da região passam a contar com um atendimento e recursos oferecidos somente nos grandes centros do país. “Não há no Estado uma estrutura assim”, diz o mastologista, mostrando satisfação.

Fonte: Jornal Minuano

 
 
 

Seja o primeiro a comentar

 
 



 
 


× oito = 56

 
 

Clique em Curtir

 

Previsão do Tempo

 
 
 
Curta a Alternet no Facebook
Desenvolvido por | Time 7